video mapping
Produções hipermidiáticas que tenham o conceito de convergência com as artes.
A hipermídia escolhida é o Video Mapping, ou em português Mapeamento de Vídeo. Essa forma de comunicação consiste na utilização de projetores de imagem poderosos que são capazes de projetar imagens e animações em estruturas construídas. Além da experiência visual, são associados sons e músicas a projeção garantido uma experiência multimidiática.
A utilização dessa ferramenta pode variar de comunicação para arte, sendo que as duas podem até se confundir. O uso para propagandas e ações comerciais é um uso para uma divulgação impactante no local que ocorre originalmente, sendo que geralmente a projeção é filmada e divulgada posteriormente pela internet ou outras formas.
Para que ocorra essa projeção, é necessário um enorme trabalho artístico de planejamento de imagens, animação e projeto que entre em harmonia com a superfície projetada. Até cálculos matemáticos são utilizados para que a projeção ocorra sem erros e no tamanho e luminosidade ideias.
O video mapping geralmente é combinado com elementos sonoros, desenvolvidos para que acompanhe as imagens projetadas. Sendo assim, é necessário toda a engenharia de som, que passa desde a criaçã artística de músicas e efeitos sonoros até os cálculos de ondas, propagação e reverberação do som para uma experiência agradável.
Além do uso comercial, intervenções artísticas são realizadas através dessa técnica. Por se tratar de um modo de arte que não altera fisicamente o meio, é ideal para intervenções em locais públicos que podem servir para longo alcance.
Nota-se, portanto, que o uso dessa hipermídia relaciona diretamente arte e comunicação, sendo que para se passar uma mensagem através do mapeamento, é necessário um trabalho artístico de qualidade para que ocorra.