Vida
Por Carolina Mouta * Posts * Site
Por Carolina Mouta | Yahoo! Contributor Network – 9 horas atrás * Enviar0 * * * Share1 * Imprimir
Quem está em busca de estabilidade cogita um objetivo: passar em um concurso público. O grande problema é que nessa longa estrada até alcançar tal meta - que inclui horas e mais horas de estudo - pode existir uma série de pequenos erros ali, prontinhos, para prejudicar o andamento dessa árdua preparação. São detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos no dia a dia, mas que fazem um estrago que só é visto na hora de buscar o nome na lista dos aprovados.
Leia também:
Governadores empregam 105 mil sem concurso público
MPU abre 147 vagas; salários de até R$ 7,5 mil
Antes do concurso dos sonhos ser anunciado oficialmente existe a tensão pré-edital. A demora nessa publicação pode desestabilizar os candidatos. No entanto, Marco Antônio Araújo Júnior, vice-presidente acadêmico do Complexo Educacional Damásio de Jesus, diz que o concurseiro deve encarar isso de forma positiva. "Com isso o candidato ganha mais tempo para estudar e assimilar bem o conteúdo". No pós-concurso, uma pedra no sapato é a reprovação. Passar não é nada fácil e as desclassificações vão existir. Araújo aconselha o candidato a não dar chance ao desestímulo. "Respire fundo, dê um tempo para relaxar e recomece os estudos".
Mas, se fosse só isso, seria mais tranquilo. A verdadeira questão é que os candidatos precisam lidar com outros comportamentos durante a fase de estudos. Esses, sim, podem ser grandes vilões para quem está correndo atrás da vaga. O professor Araújo listou cinco erros que, se ajustados, podem fazer os concurseiros chegarem mais longe. E, nessa etapa, não custa nada ouvir algumas dicas de especialistas no assunto. Veja:
Não planejar os estudos
Segundo o especialista, esse é o principal erro dos concurseiros. Para o professor, um bom planejamento