Vida
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
COM 134 – Teorias do Jornalismo – o4 créditos – 2010/1
Marcia Benetti – marciama@uol.com.br
Ementa: Reflexão epistemológica sobre o jornalismo. Principais abordagens teóricas e conceitos fundamentais. Adequação de teorias para o estudo de objetos empíricos.
Objetivos: Apresentar a evolução das teorias do jornalismo, recuperando textos fundadores. Construir uma reflexão epistemológica sobre o jornalismo, debatendo a pertinência de conceitos e a adequação de teorias para o estudo de objetos empíricos.
Conteúdo programático: Panorama das teorias do jornalismo; Jornalismo como conhecimento; Objetividade e acontecimento; Jornalismo como gênero discursivo.
Critérios de avaliação: Leitura de textos, seminários, presença em aula e artigo final.
Artigo final: de 12 a 15 páginas (normas básicas da ABNT), entregue em cópia impressa até 31 de agosto de 2010. O artigo deve conter resumo de até dez linhas e pelo menos três palavras-chaves, em português.
Metodologia: Aulas expositivas dialogadas, leitura de textos e seminários.
Bibliografia básica:
BERGER, Christa; MAROCCO, Beatriz (org.). A era glacial do jornalismo: teorias sociais da imprensa. V. 1. Porto Alegre: Sulina, 2006.
BERGER, Christa; MAROCCO, Beatriz (org.). A era glacial do jornalismo: teorias sociais da imprensa. V. 2. Porto Alegre: Sulina, 2008.
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 28.ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
FRANCISCATO, Carlos Eduardo. A fabricação do presente: como o jornalismo reformulou a experiência do tempo nas sociedades ocidentais. São Cristóvão (SE): Editora UFS/Fundação Oviedo Teixeira, 2005.
MACHADO, Elias. Dos estudos sobre o jornalismo às teorias do jornalismo: três pressupostos para a consolidação do jornalismo como campo de conhecimento. E-compós. V. 1, 2004. URL: www.compos.org.br/e-compos
SANTOS, Rogério. A negociação