vida
1. Aspectos Gerais:
A Região Sul do Brasil possui uma área de 576.774.310 km², o que corresponde a 6,76% do território nacional. É a menor das regiões brasileiras. É a única das regiões que está fora da Zona Intertropical. Faz fronteira com o Uruguai, Argentina e Paraguai.
Seu povoamento foi marcado pela presença de imigrantes europeus, entre eles, italianos, alemães, poloneses e ucranianos, que deixaram marcas de suas culturas, notadamente na arquitetura, na culinária e nas danças da região.
Os três estados da Região Sul e suas capitais são:
• Paraná (Curitiba)
• Santa Catarina (Florianópolis)
• Rio Grande do Sul (Porto Alegre)
2. Aspectos Históricos:
Paraná
O Paraná pertencia à capitania de São Vicente e recebia europeus no século XVI que buscavam madeiras para vender. No século XVII, começou a colonização no estado e foi fundada a Vila de Paranaguá. Os portugueses só passaram a frequentar a região paranaense após a descoberta de ouro e posteriormente o início da criação de bovinos.
O principal conflito que recebeu sua participação foi a Guerra do Contestado entre 1912 e 1916. Recebeu imigrantes europeus vindos de países como Polônia, Itália e Alemanha.
No início do século XX ocorreu um extravasamento da cafeicultura paulista, atraindo agricultores japoneses, colonos europeus e brasileiros para o norte do estado.
Santa Catarina
A história de Santa Catarina teve início ainda no ano de 1515, quando uma expedição passou por suas terras. A partir de 1529, a Ilha passou a receber o nome de Santa Catarina. Somente a partir de 1829 é que chegaram os primeiros imigrantes europeus.
A ilha, onde atualmente está Florianópolis, começou a ser ocupada em 1637.
Ocorreu a entrada de imigrantes alemães e italianos no século XIX, enquanto que no século XX a imigração foi mista, composta de elementos nacionais e descendentes de colonos italianos do Rio Grande do Sul. Os alemães se concentraram no Vale do Itajaí,