VIDA
Escola de Direito e Relações Internacionais
Disciplina: História do Direito
Goiânia,
Setembro
Nome: Bárbara Licy Gomes Pereira Vilaça
Turma: C03
Referências: CASTRO, Flávia Lages de. A Europa Medieval. In: História do Direito: Geral e Brasil: editora Lumen Juris, 2007.
Professor: Cleyton Ricardo
1-O período da Idade Média foi marcado pela queda do Império Romano do Ocidente até a tomada de Constantinopla. Podemos destacar dois momentos importantes: a Alta Idade Média e a Baixa Idade Média.
1.1-A desconstrução e a construção da, são características da Alta Idade Média. Os homens tiveram que conviver com o mundo romano e com a construção de um novo mundo, tendo como elementos as culturas germânicas e a Igreja.
1.2-Esse período se inicia com fatores importantes, a queda de Roma e a invasão de tribos germânicas no território do Império. Os germânicos tinham hábitos bastante diferentes dos romanos, como por exemplo, se vestirem de peles de animais e habitarem moradias rústicas, sendo seminômades, ou seja, mudavam sempre.
1.3-Algumas tribos germânicas, na invasão do Império, formaram reinos, outras simplesmente se espalharam pelo território. Essas invasões alteraram a dinâmica social dos romanos e dos próprios germânicos.
1.4-Os camponeses livres perderam sua independência e se submeteram à autoridade da elite, formada por chefes guerreiros e grupos armados.
1.5-O período da Baixa Idade Média foi o período de superação da integração dos dois mundos que se encontraram no inicio da Idade Média. O que era considerado medieval se consolidou e começou a transformar daí a alguns séculos pôr fim ao medievo.
1.6-No período medieval, podemos encontrar a consolidação da instituição considerada como símbolo da Idade Média, o feudalismo. Podendo destacar as modificações que acabaram por apresentar-se como nascimento da