vida
A vida é o motivo para tudo o que fazemos; Sem a vida nada faz sentido e o direito somente existe para quem está vivo. Se o direito são normas, regras, e caso não haja vida, de que valerá o direito?
O ciclo da vida inicia-se no momento da fecundação e deve perdurar sem interferência, até o seu fim, que é a morte.
Toda intervenção humana capaz de alterar a trajetória da vida, se caracteriza como um ataque, por isso há punição para homicídio, aborto, induzimento ao suicídio, etc. Todo ser humano tem o dever e obrigação de tutelar e defender a vida. Omitir-se no socorro de alguém que corre risco de morte é também infração penal.
Mas qual o significado da vida? Vida é a existência, é o espaço de tempo entre a fecundação, nascimento e a morte.
Constantemente há discussões sobre o aborto, sobre a eutanásia e sobre a pena de morte; Porém para opinar sobre algum destes aspectos, se faz necessário refletir e estudar o rela significado da vida. A finalidade da filosofia é permitir a meditação a respeito de temas insolúveis e recorrentes durante nossa existência.
Valor absoluto da vida. Como consideramos este valor? Este valor pode ser dimensionado no aspecto do aborto, pois de um lado há o sacrifício de se criar uma criança indesejada e até mesmo deficiente, e do outro lado está o nascituro, que já carrega consigo a vida, uma vez que no momento da fecundação iniciou-se sua vida.
Sacrificar a vida não é só contra o direito, mas também contra a moral. Não há como mensurar o valor conferido a vida.