vida
Alunos: Luan Arruda; Lucas Pires ; Tatiane Manezes ( 3º período B)
Chomsk a partir da sua teoria da linguagem, fez nascer a psicolinguística. A a teoria linguística tem por finalidade explicar a capacidade do locutor numa língua para produzir o número infinito de possíveis frases nessa língua. A Psicoliguistica é o estudo das conexões entre a língua e a mente. De modo que Chomsk, defendia que a linguistica precisava ser encarada como parte da psicologia congnitiva. Ele traz para o estudfo a diferença entre competência e desempenho de um locuto, no qual se detem dessa forma:
Competência linguistica refere-se à capacidade do usuário de um língua, para aplicar as regras de sua lingua, afim de acionar seus significados.
Desempenho é o uso observavel da língua.
Em 1965 Naom, estabelece sua teoria afirmando que toa e qualquer sentença tem uma estrutura superficial e profunda. Sendo a segunda dententora dos significados e a primeira referente à forma. Chomsk, ainda relata que existem 3 exemplos onde as estruturas superficiais distorcem as relações de significados subjacentes.
1. Pres de sentença que possuem estruturas muito diferentes, porém com o mesmo significado.
2. Estruturas superficiais semelhantes, com relações subjacentes diferentes.
3. Uma única sentença tem dois ou mais significados diferentes.
Chomsk, percerber que primeiro a criança compreende para depois falar. Na compreensão, a competencia estaria ligada aos significados e a estrutura profunda das sentenças, enquanto que a fala representa o desempenho da produção, ligada a estrutura superficial das frases.
Ainda sobre a criança, afirma que vem ter alguma ideia inata do que procurar, de modo que presta atenção a alguns tipos e depreza outros. Noam acha que cada criança possui um dispositivo de linguagem ( DAL ou LAD) que a habilitará a prestar atenção e selecionar o que é necessário da fala que ouve à sua volta, processar o que ouve e assim