vida
HIATO: quando duas vogais estão juntas na mesma palavra, mas em sílabas diferentes.
Ex:
SA-Ú-DE
PA-RA-Í-BA
SO-AR
OBS: em caso de as sílabas fazerem parte da mesma sílaba, trata-se de um ditongo e não de um hiato.
Vejamos os exemplos das palavras “sábia” e “sabiá”:
Sá-bia (o encontro vocálico “ia” é um ditongo, porque as duas vogais estão em sequência e fazem parte da mesma sílaba).
Sa-bi-á (o encontro vocálico “iá" é um hiato, pois embora as duas vogais estejam juntas, elas pertencem a sílabas diferentes).
OBS:
O hiato é formado por VOGAL + VOGAL.
DITONGO
Ditongos
Às vezes as vogais se juntam na mesma sílaba. Nesse caso, pode ocorrer o que chamamos de um ditongo: sé-rie Pás-coa lei bei-jo meu Os ditongos podem ser crescentes ou decrescentes.
O ditongo é crescente quando a segunda vogal do ditongo é a mais forte. Exemplos: qua-se goe-la a-quá-rio sa-gui fre-quen-te
O ditongo é decrescente quando a primeira vogal do ditongo é a mais forte. Exemplos: he-rói boi cai céu fui Observação: Para alguns gramáticos, encontros vocálicos como o que ocorre em "goela" são hiatos. Outros os consideram ditongos crescentes. Há ainda os que admitem variação livre entre ditongos crescentes e hiatos, podendo os encontros serem classificados quer como hiatos, quer como ditongos, conforme a pronúncia predominante.
DIGRAFO
Dígrafo é quando duas letras emitem um único som! Teste os dígrafos dessas palavras: assar, banho, arroz, querido.
Percebe que ao pronunciar ss em assar, nh em banho,rr em arroz e qu em querido, emitimos apenas um fonema?
Então, quando isso ocorre, chamamos de dígrafo, o qual compreende o seguinte grupo de letras: lh, nh, ch,rr, ss, qu e gu (seguidos de e ou i), sc, sç, xc, xs.
Observe as palavras: quente e sequência. A primeira possui o dígrafo “qu”. No entanto, a segunda não compreende um dígrafo, uma vez que a vogal “u” é pronunciada.
ESTUDAR PARA SUBISTITUTO I