vida
DO
CAPITULO
13
DE
HISTORIA
Nome: Esther Veiga
Professora: Lidiana Costa
Matéria: Historia
Data: 09/10/2013
Resumo
O período regencial
Com as abdicação de D. Pedro I em 1831 deu inicio ao Período Regencial,que se estendeu ate 1840.
As correntes políticas
Restaurador ou camuru: grupo político que defendia a volta de D. Pedro I ao governo do Brasil.
Liberal Moderado: Essa facção reunia a aristocracia brasileira, que buscava manter a estrutura existente, especialmente a Monarquia e a escravidão, fontes de seus privilégios. Liberal exaltado: Composto por proprietários e membros das classes media urbano e do exercito, esse grupo defendia a liberdade de imprensa e a autonomia das províncias, o que implicava a descentralização do poder imperial.
O ato adicional de 1834:Foi criado na tentativa de equilibrar os interesses divergentes dos exaltados e dos moradores.
Insurreição Malê: A Revolta do Malês foi uma mobilização de escravos de origem muçulmana, a qual registrou-se na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835 na cidade de Salvador, capital da então Província da Bahia, no Brasil.
Constituiu numa sublevação de caráter social, organizados em torno de propostas radicais para libertação dos demais escravos africanos que fossem muçulmanos. "Malê" é o termo que se utilizava para referir-se aos escravos muçulmanos.
Sabinada: A Sabinada foi uma revolta ocorrida na Bahia durante o período imperial. A Sabinada foi um movimento cujo nome é proveniente do médico e jornalista Francisco Sabino Vieira. Ocorrido na capital baiana, Salvador, o movimento está inserido na tradição da Bahia pela autonomia política como acontecera com outros movimentos. Sabino e seus apoiadores proclamaram a República Baiana, no dia 7 de novembro de 1837, representando um rompimento com o governo imperial da época.
Balaiada: A Balaiada foi uma revolução ocorrida no Maranhão entre os anos de 1838 e 1840. A revolução tomou o nome de Balaiada, porque Balaio