vida
RESUMO
O presente estudo objetivou identificar os níveis de satisfação e motivação dos trabalhadores de uma empresa metalúrgica da cidade de Lavras-MG e correlacioná-los com diversos fatores organizacionais. A amostra constituiu de 32 funcionários que atuam nessa empresa. Foi utilizado para a coleta de dados um questionário composto por 26 perguntas autopreenchíveis divididas em diversos indicativos de satisfação e motivação, sendo eles: estratificação da amostra, planejamento, processo decisório e comunicação, valorização e reconhecimento, trabalho realizado pelos funcionários, treinamento e desenvolvimento, imagem da empresa, interação entre os departamentos e informações complementares. Os resultados mostraram os sentimentos que os funcionários têm em relação à empresa, o que esperam de seu local de trabalho e um baixo índice de satisfação. Como conclusão a sugestão da implantação de estratégias de intervenção breves e emergenciais, assim como recomendação de um estudo mais aprofundado o qual proporcionará melhorias no campo organizacional.
Palavras-chave: Clima Organizacional; Motivação; Satisfação.
Introdução
Atualmente torna-se cada vez mais necessário aos profissionais da área de Recursos Humanos (RH) mensurarem suas ações através de procedimentos que possam respaldar ao máximo sua atuação nas organizações. “A expressão “Recursos Humanos” refere-se às pessoas que participam das organizações e que nelas desempenham determinados papéis.” (CHIAVENATO, 2008, p. 17).
Com isso torna-se cada vez mais necessário que as empresas apresentem ações e procedimentos que façam diferença no local de trabalho, para que os mesmos possam repercutir no melhor potencial e reconhecimento dessas empresas, visto que a competitividade é muito grande e que são os pequenos detalhes que fazem a diferença na escolha final do consumidor.
Desta forma um fator