Vida e obra de isaac newton
Dos doze até aproximadamente aos dezessete anos, Newton estudou na escola de gramática (The King’s School) em Grantham. Com a morte de seu padrasto em 1659 ele foi retirado da escola para viver em Woolsthorpe-by-Colsterworth, onde sua mãe, viúva, agora por uma segunda vez, tentou fazer dele um agricultor; mas ele odiava a agricultura. Assim, um tio decidiu que ele deveria ser preparado para a Universidade e, ele ingressou em Trinity College, em Cambridge, em junho de 1661.
As ideias que Newton encontrou nos seus primeiros anos de vida, os problemas que descobriu através da leitura e o contato com outros que trabalhavam no mesmo campo influenciou o desenvolvimento intelectual e a direção de suas pesquisas. No início do seu primeiro ano estudou um exemplar dos Elementos de Euclides, a Clavis de Oughtred, a filosofia de Descartes, Gassendie Boyle, álgebra e geometria analítica de Viète, Descartes e Wallis e a Óptica de Kepler. Depois de 1663, assistiu a aulas dadas por Barrow e conheceu obras de Galileu, Fermat, Huygens e a mecânica descrita por Copérnico e Galileu. A partir destas leituras, o talento de Newton começou a despontar.
O gênio científico de Newton emergiu de repente quando uma epidemia de peste fechou a Universidade pelo verão de 1665 e ele teve que retornar a Lincolnshire. Lá, em um período de menos de dois anos, ele começou avanços revolucionários em matemática, ótica, física, e astronomia, realizou quatro das suas principais descobertas: o teorema binomial, a teoria para o cálculo diferencial e