Vida e Obra de Darius Milhaud
Vitorugo de Oliveira Manique
1. Resumo
Darius Milhaud foi um exímio compositor contemporâneo de música de concerto no século XX, reconhecimento, este, teve ainda em vida. Dedicou, quase que inteiramente, a sua vida à música.
A sua obra teve influências da cultura brasileira e do Jazz americano. Foi avesso ao dodecafonismo e suas composições eram mais tradicionais. Ele fez parte de um grupo de compositores franceses que ficou conhecido como Les Six, ou simplesmente Grupo dos Seis em português.
Ele morreu 1974, na Suiça. Como legado ele deixou um grande repertório de composições, com um destaque de 443 óperas.
Dentre de suas maiores criações estão: a suíte Saudades do Brasil, os balés Le Bœuf sur le toit e La Création du monde e a peça Scaramouche.
Palavras-chave: Darius, Milhaud, Grupo dos Seis, Brasil, Ópera.
2. Introdução
O presente trabalho trata sobre a vida e a obra do compositor francês Darius Milhaud, retratando os seus fatos mais relevantes e importantes para cenário da música de concerto do século XX e suas contribuições. O conteúdo aqui apresentado baseou-se nas aulas da disciplina História da Música IV, ministradas pelo professor Adeilton Bairral, na Universidade de Brasília, em pesquisas bibliográficas e no conteúdo encontrado na internet.
3. Desenvolvimento
3.1 A Vida de Milhaud
Nascido na cidade de Aix-en-Provence, na França, em 4 de setembro de 1892, Darius Milhaud pertencia a uma rica família judaica, que tinha a música como grande paixão.
Não sendo diferente de seus pais, Milhaud herdou o gosto pela e aprendeu a tocar violino com apenas sete anos de idade. Durante a infância, ele integrou um quarteto de cordas, no qual fazia parte uma vez por semana. Ele estudou no Conservatório de Paris, em que teve a felicidade de integrar turmas ministradas por Berthelier, Lefevre, Paul Dukas, Xavier Leroux, Gédalge, Widor e Vincent d'Indy e em todas essas classes o jovem Darius Milhaud