Vida e obra de alguns filosofos
Joseph Ki-Zerbo nascido aos, 21 de Junho de 1922 foi um político e historiador de Burkina Faso. Foi educado na Universidade de Sorbonne, em Paris, graduando-se com um grau de honra em História pelo Institut d'Études Politiques em Paris no ano de 1955. Retornou a África, primeiramente a Guiné Conakry e então a sua cidade natal Burkina Faso onde foi politicamente activo desde 1958. Até sua morte no dia 4 de Dezembro de 2006, foi um dos líderes do partido de oposição pelo Parti pour la Democratie et le Progrès (PDP).
Foi um grande estudioso, historiador e escritor. Em 1972 publicou L'Histoire de l'Afrique Noire. De 1972-1978 foi membro do Conselho Executivo da UNESCO e professor na Université d´Ouagadougou. Foi membro do Comitê Científico para a elaboração da História Geral da África pela UNESCO em oito volumes e director do primeiro volume, Méthodologie et préhistoire africaine lançado em 1981.
Ki-Zerbo retornou a Burkina Faso em 1992 e decidiu reconstituir o CEDA.
CEDA conduz a pesquisa que é enraizada actualmente em nossa terra com a finalidade de determinar uma ou mais hipóteses globais de compreensão, responsável por inspirar a acção de Africanos e capaz de integrar a preservação ecológica, a praxis social e a identidade cultural, setores chaves que são tratados quase invariavelmente como secundários em projectos do desenvolvimento." lá. Todos os seus antigos equipamentos, e sua biblioteca de 11.000 volumes, tinham sido destruídos ou dispersados. Ki-Zerbo descreveu os alvos do novo CEDA da seguinte forma:
"Nós devemos retornar a imaginação institucional das sociedades africanas à sua tradição de criatividade através da mais larga escala possível da ciência e da tecnologia, e nestas bases reticular uma teoria e uma praxis que são apropriadas às suas situações. Nós devemos reconstruir a identidade da qual os povos africanos se tornaram alienados pelas vicissitudes da história e de sua própria amnésia."
CEDA é a base da qual