Vida rural vs vida urban
Qualquer pessoa conhece na prática a diferença entre cidade e campo, vida urbana e vida rural. Mas, em certos casos, nem mesmo esta distinção empírica é fácil. Em alguns casos constatam-se muitos elementos de semelhança entre cidade e campo. A diferenciação entre a cidade e o campo surge na História como decorrência do progresso econômico e da diferenciação na estrutura social permitida por este progresso. Cidades – concentração de casas, de edificações, da população, de vias de circulação e o seu conteúdo de atividade. Neste sentido a cidade se caracteriza pela centralização predominante de atividades não-rurais (não agrícolas), como as atividades político-administrativas, industriais, financeiras, culturais, científicas etc. Campo – as atividades praticadas no campo, no meio rural ou zona rural não são apenas agrícolas (que, num sentido amplo, englobam o cultivo da terra, a criação e a própria coleta de frutos, cereais etc.). As zonas rurais costumam conter também indústrias rurais, como por exemplo, as usinas de cana de açúcar; além disso, ali se desenvolvem também atividades artesanais e comerciais. No entanto, as atividades agrícolas são as que mais caracterizam o mundo rural e o diferenciam nitidamente da cidade. A produção agrícola pode ter dois objetivos: a subsistência dos próprios produtores ou a troca, por meio do comércio. É importante que o professor proponha aos alunos atividades que evidenciem diferenças e semelhanças entre as paisagens urbanas e rurais. comerciais,
A paisagem rural mostra elementos de origem natural, ainda que parcialmente modificados pelo homem e a paisagem urbana mostra elementos da própria cidade como concentração de pessoas, edificações, objetos etc.
Exemplo:
Divida a classe em dois grupos. Solicite aos alunos do primeiro grupo a confecção de um desenho (individual) que expresse a vida no campo e ao segundo grupo a confecção de um desenho (individual) que expresse a vida na cidade.