VIDA PS QUICA DO ADOLESCENTE
A adolescência não é, na verdade, um “novo nascimento”, mas nem por isso deixa de ser um estágio de grandes e profundas transformações. É uma fase dramática de conflito psíquico e de crise existencial.
Serão as relações com os seus semelhantes e a aquisição dos “ritos da civilização”, cada vez mais complexos e variados, que irão, daí por diante, absorver a sua atenção e sua atividade.
PERSONALIDADE DO ADOLESCENTE
Na estrutura da personalidade, temos a distinguir:
a) A constituição, que é o seu aspecto fisio-morfológico; representa a estrutura física do organismo, a arquitetura do corpo humano.
b) O temperamento, que é o aspecto fisológico-endócrino da personalidade. Forma o conjunto de suas disposições humorais. “É a característica dinâmica do indivíduo, a resultante interna que impõem às funções vitais uma orientação determinada”.
c) O caráter, que é o aspecto psíquico da personalidade. Constitui a reatividade psicológica particular de cada indivíduo, a maneira original de ação e expressão de cada personalidade. d) O eu, que é o aspecto espiritual da personalidade. É a pessoa enquanto se reconhece a si mesma. É o centro de gravitação e de equilíbrio de toda a vida psíquica.
No âmbito de temperamento, vivemos sujeitos às flutuações dos nosso impulsos e afetos. Pelo contrário, no campo do caráter, atuamos pela nossa própria vontade, voltados para o mundo, na prossecução de uma linha valiosa de conduta. Mas “o caráter necessita receber da pessoa essa orientação valiosa”. O caráter é, como diz Guerrero, a capacidade de se decidir por si mesmo, de se determinar por si próprio, mas em função de valores que orientam a personalidade. Assim enquanto o temperamento é o subsolo do nosso modo de agir, e o caráter é a marca pessoal de nossa atuação no mundo, a personalidade é “a projeção de toda a nossa vida psíquica para uma meta superior
FASES EVOLUTIVAS DO ADOLESCENTE
Fase preparatória.— Os psicólogos são unânimes em reconhecer a existência