Vida pessoal e profissional. a necessidade de equilíbrio
Em muitas ocasiões exageramos na carga de trabalho, por necessidade, por objetivos de crescimento profissional, por medo de perdermos nossos empregos, em alguns casos esse excesso pode gerar resultados positivos para a vida profissional, por outro lado pode diminuir a qualidade e a produtividade do trabalho.
Ou se nos preocuparmos demais com o nosso trabalho e deixarmos de dar atenção aos nossos familiares e a nossa vida pessoal também sofreremos consequências, por isso é recomendável a busca pelo equilíbrio entre as relações de trabalho, vida pessoal e cuidados com a saúde.
O tempo que o trabalho consome ao indivíduo e que de certa forma compete com o tempo destinado a família, causando frustrações aos seus familiares.
Ansiedade e o cansaço que o trabalho pode gerar no indivíduo também são fatores de interferência no seu desempenho familiar. Padrões comportamentais que estão associados ao papel que o indivíduo desempenha no seu local de trabalho, de alguma forma, podem colidir com as expectativas associadas aos papéis que o indivíduo desempenha na esfera familiar.
Atualmente as empresas utilizam estratégias, tais como:
Oferecer maior flexibilidade quanto aos horários de trabalho sem extinguir o comprometimento do trabalhador com a produtividade. A contratação de psicólogos nas organizações para avaliar os limites de seus padrões comportamentais, incentivando os funcionários a conciliar vida pessoal e profissional.
Uma pesquisa encomendada pela consultoria profissional Regus do Brasil constatou que os trabalhadores brasileiros estão conseguindo encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Os dados foram coletados a partir de uma pesquisa global com cerca de 16 mil profissionais em mais de 80 países, e demonstraram um aumento de 42% no equilíbrio entre vida pessoal e profissional do brasileiro, entre 2010 e 2012.
GOSTAM DO SEU TRABALHO
81%
OBTEVE AUMENTO NAS CONQUISTAS PROFISSIONAIS
83%