vida maria
É a energia ligada ao movimento dos corpos. Resulta da transferência de energia do sistema que põe o corpo em movimento.
Sua equação é dada por:
Trabalho: Trabalho em física, significa o quanto de energia se gasta para realizar certa operação. Na verdade o conceito de energia vem do trabalho, como será visto abaixo, então é necessário definir trabalho de modo diferente. Empiricamente notou-se que é mais que acelerar um corpo de 0 a 10 m/s, por exemplo, do que de 10 a 20m/s, no mesmo intervalo de tempo, ou seja, com mesma aceleração, logo mesma força. Como o impulso é o mesmo, esse maior gasto de trabalho(no sentido leigo da palavra mesmo) não deve-se ao tempo ou a força, logo deve-se a distância pela qual essa força foi desenvolvida. Nasce assim o conceito de trabalho, que é definido, conceitualmente, como = F . s, onde representa o trabalho. À partir do conceito de trabalho na física surgiu também o conceito de energia. A unidade de trabalho é J(Joules)
Potência: A idéia de potência é a quantidade de energia gasta por um operador em um determinado intervalo de tempo. Se ele imprime certa potência em um intervalo de tempo, se ele gastar a mesma energia em um espaço menor de tempo, a potência será menor. A fórmula de potência é simples: P = E / t, ou mais rigorosamente P = E / t. A idéia de potência é muito útil em se tratando de máquinas, pois toda máquina tem um limite de energia gasta por um intervalo de tempo, e a potência vem a determinar essa capacidade de cada máquina.
Rendimento: Nenhuma máquina é perfeita. Durante um processo, nem toda energia despendida pela máquina é convertida em trabalho de fato. Para enumerar essa eficiência de cada máquina foi criado o conceito de redimento, representado pela letra grega , onde = / Et, onde Et é a energia total despendida pela máquina. Observe que como uma máquina não pode realizar mais trabalho do que a energia total, essa escala de rendimento está entre 0 e 1.