vida de Cristo
Jesus fez muitas outras coisas que não estão escritas na Bíblia. Na verdade, seria impossível relatar tudo o que Ele fez. Deus quis revelar-nos os fatos mais importantes da vida de Jesus. Portanto não sabemos com detalhes o que Jesus fez nesse período de sua vida. Não há nenhum registro confiável que nos permita tirar quaisquer conclusões sobre esse período da vida de Cristo. Todavia, é possível tirar algumas conclusões a esse respeito, com base no que o Evangelho fala sobre a vida e o mistério de Jesus Cristo na Palestina. Podemos constatar que Ele viveu como um judeu de seu tempo por causa do seu conhecimento da vida na Palestina, da sua cultura judaica e de sua compreensão do Antigo Testamento.
Os anos ocultos de Cristo
a. Alguns tentam provar que entre os 12 e 30 anos Jesus saiu de Israel e andou pela Índia, Tibete, e Nepal, convivendo com mestres budistas e hindus. Uma autora afirma que Jesus "não se limitou ao cristianismo. Abraçou o budismo e o hinduísmo". E considera "ridícula a tese de que Cristo acumulou sabedoria dentro de uma carpintaria".
Se isso fosse verdade, Jesus seria o mais contraditório da história. Ele teria ido a outros lugares, aprendido com mestres budistas e hindus, voltado a Israel e ensinado exatamente o contrario do que aprendeu, porque o cristianismo bíblico não condiz com os principios doutrinários do budismo e hinduísmo.
b. Outros acham que Jesus conviveu esses "anos ocultos" com os essênios, um grupo religioso que surgiu no seculo 2º a.C., que viviam isolados em colonias e procuravam seguir regras moreis muito rígidas. Alguns eram celibatários, estudavam o Antigo Testamento, mas tinham sua própria literatura, e eram adeptos do juramento. Estudiosos acham que João Batista e Jesus tiveram com os essênios.
Jesus não poderia ter vivido entre os essênios, porque jamais concordaria com a rejeição deles às doutrinas do Antigo Testamento, e nem com os juramentos, algo