A VIDA DE CRISTO
Katia Aparecida Franco
Prof.ª Rosana Rudy
Instituto Teológico Quadrangular
Vida de Cristo e Espiritualidade
O inicio da vida de Cristo se dá em Nazaré na Galiléia, com o anúncio do Anjo Gabriel a Maria, uma virgem desposada por José descrito em Lc. 1:31 “ E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, por-lhe-ás o nome de Jesus. Maria se assustou porém o anjo deu-lhe paz ao seu coração que dizendo que geraria o Filho de Deus através do Espirito Santo. Os pais de Jesus, José um carpinteiro e Maria moravam na cidade de Nazaré na Galiléia. Chegando perto do término da gravidez de Maria o rei Cesar Augusto ordenou que todos os judeus se alistassem cada um em sua própria cidade. José era da descendência de Davi e alistou-se em Belém. Muitos judeus viajaram para realizar o alistamento não havendo lugar para se hospedarem Jesus nasceu numa estribaria cumprindo a profecia descrita em Mq. 5:2 "Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade."
No Evangelho de Lucas 2:21-29 a palavra relata que após oito dias que o menino fora circuncisado deram-lhe o nome de Jesus e ofereceram duas pombinhas e rolinhas como sacrifício a Deus e o apresentaram no Templo em Jerusalém.
Em Mt. 2 descreve-se a visita dos três reis magos ao menino Jesus, os presentes que ele ganhou digno de um rei, incenso, ouro e mirra. E o ódio de Herodes que manda matar todos os meninos de até dois anos de idade da cidade de Belém.
Deus avisou a José para levar o menino ao Egito, assim eles permaneceram neste país até a morte de Herodes e posteriormente habitaram em Nazaré para assim se cumprir as Escrituras. Todos os anos Maria e José iam a Jerusalém no templo da Páscoa, quando Jesus tinha doze anos seus pais o perderam por três dias e ele permaneceu no Templo ouvindo e questionando os doutores da lei,