victor c
1. Qual é a definição de fato social para Durkheim?
O fato social é “toda maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem, ou ainda maneiras de fazer ou de pensar, reconhecíveis pela particularidade de serem suscetíveis de exercer influência coercitiva sobre as consciências particulares”.
2. Qual é a relação entre este conceito e a definição do autor sobre sociedade?
Para Durkheim as particularidades de cada indivíduo não representam o significado de sociedade. A associação dos indivíduos representa uma síntese em que não provêm diretamente da natureza dos elementos associados, sendo encontrado no “todo” e não nas particularidades.
3. Dê um exemplo de fato social (que não esteja no texto) e justifique sua resposta a partir das definições desenvolvidas das questões anteriores.
As olimpíadas é algo externo à nossa individualidade, e que acaba nos envolvendo, fazendo com que exista uma união de conceitos e valores (que são externos a nós).
4. Explique de que maneira Durkheim justifica o suicídio como um fato social.
Como conclusão de seu método aplicado aos suicídios, Durkheim diz que eles derivam de “correntes de egoísmo, de altruísmo ou de anomia que afligem a sociedade”, pois essas correntes estabelecem certo equilíbrio e mantém as pessoas estáveis. Termina seu trabalho concluindo que quando a intensidade de uma dessas correntes é ultrapassada, pode expor alguns membros a formas de suicídio.