Desastre ambientais
A emissão descontrolada de gases poluentes tem provocado em nosso planeta um significativo aumento da temperatura global nas últimas décadas. Caso a humanidade não tome nenhuma medida para evitar estas mudanças climáticas, o meio ambiente pode apresentar uma série de problemas para a vida em nosso planeta.
Sendo assim se caso o homem não diminuir a emissão de gases do efeito estufa nos próximos anos, podemos enfrentar as seguintes consequências; como o aumento no nível do mar, resultando mudanças e causando enchentes e secas, chuva ácida, derretimento do gelo e recuo das geleiras. Outros efeitos também incluem alterações na frequência e intensidade de eventos meteorológicos extremos, extinção de espécies de animais e mudanças na produção agrícola, que variam de região para região.
As pessoas: em algumas regiões do mundo podem provocar a sérios problemas sociais nas regiões que receberão. Problemas na agricultura: o aumento da temperatura global pode provocar sérios problemas diminuindo a produção de alimentos no mundo, podemos ter milhões de pessoas morrendo de fome, principalmente em regiões tropicais e equatoriais. Doenças como a dengue e a malária podem fazer milhões de vítimas nestas áreas. Podendo também haver a migração destes mosquitos para regiões que antes possuíam clima frio, distribuindo ainda mais estas doenças pelo mundo. Porque se a temperatura do planeta aumentar de 2ºC a 3ºC poderá ocorrer o derretimento das geleiras de quase todas as montanhas. Poderá também ocorrer falta de água em várias partes do planeta, assim como a diminuição significativa dos recifes de corais. Se o aumento for de 4º a 5ºC, teremos a extinção de produtividade agrícola. Secas, tempestade, tornados e ondas de calor poderá ocorrer com frequências.
Conclui-se que o enfrentamento das disputas relativas ao aquecimento global gerado pelo efeito estufa, assim como da questão ambiental em geral, requer uma mudança nos próprios fundamentos da economia,