victor meirelles
Victor Meirelles foi um dos grandes pintores do romantismo brasileiro, pintou obras históricas e de grandes dimensões. A maioria dos quadros famosos de Victor Meirelles foram encomendas feitas pelo governo brasileiro (Estado Imperial). Victor Meirelles produziu muitas aquarelas, retratos (da Família Imperial), paisagens e quadros históricos ligados à episódios da Guerra do Paraguai, entres eles , “Combate Naval do Riachuelo” e “”Passagem de Humaitá”.
Victor Meirelles de Lima, nasceu em Desterro, atual Florianópolis, Santa Catarina, no dia 18 de agosto de 1832. Aos 14 anos de idade, Victor Meirelles pintou uma paisagem da Ilha de Santa Catarina, demonstrando uma incrível habilidade para a pintura. De família humilde, precisou da ajuda de amigos de sua família para poder aperfeiçoar seu talento, estudando Belas Artes na Academia Imperial.
Aos 20 anos de Idade venceu um concurso de pintura com o quadro “São João no Cárcere” e ganhou uma “Bolsa” para estudar na Europa (Itália e França), onde permaneceu por 10 anos. Nesse período estudou com grandes pintores europeus, e os quadros produzidos, enviados para o Brasil. O quadro famoso “A Primeira Missa no Brasil”, foi uma dessas obras, considerada a obra-prima de Victor Meirelles (levou dois anos para ficar pronta).
Ao regressar ao Brasil, Victor Meirelles foi recebido com honras por D. Pedro II (um grande incentivador das artes) e condecorado com o Grau de Cavaleiro da Imperial Ordem de Cristo e da Imperial Ordem da Rosa. Mais tarde foi nomeado Professor de pintura da Academia Imperial.
Mas por ignorância daqueles que não sabiam distinguir ideologia de arte, toda a reputação e reconhecimento atribuído as obras e ao artista Victor Meirelles, entrou em declínio após a Proclamação da República. Aliado ao fato da perseguição por ser considerado um pintor monarca, há uma grande polêmica envolvendo o nome de Victor Meirelles (acusado de plagiar as obras do grande pintor de temas