vibrações
O grupo começou falando sobre o que é a vibração, que é qualquer movimento que o corpo executa em torno de um ponto fixo. Esse movimento pode ser regular, do tipo senoidal ou irregular, quando não segue nenhum movimento determinado, como no sacolejar de um carro andando em uma estrada de terra.
Há dois tipos de vibrações:
Vibrações de corpo inteiro: são vibrações transmitidas ao corpo com o indivíduo sentado, em pé ou deitado.
Vibrações localizadas: São vibrações que atingem certas regiões do corpo, principalmente as mãos, braços e ombros.
Deram um breve comentário sobre como se mede as vibrações de corpo inteiro e localizadas, equipamentos que são utilizados para medir estes tipos de vibrações e as Normas e Legislações que devem ser seguidas nesse tipo de ambiente de trabalho.
Falaram a respeito de alguns efeitos que podem ocasionar ao ser humano, como: O corpo humano possui uma vibração natural. Se uma frequência externa coincide com a frequência natural do sistema, ocorre a ressonância, amplificando a vibração que ele recebe.
As vibrações podem afetar o conforto, reduzir o rendimento do trabalho e causar desordens das funções fisiológicas, dando lugar ao desenvolvimento de doenças quando a exposição é intensa.
Sintomas da Vibrações Localizadas
Os sintomas mais comuns da síndrome dos dedos brancos são: formigamentos, tremuras nos dedos, palidez dos dedos, perca da sensibilidade, queimadura.
Sintomas da Vibração de Corpo inteiro
A exposição diária à vibração de corpo inteiro poderá resultar em danos na região espinhal, ao sistema circulatório ao sistema urológico, além do sistema nervoso central.
Foram abordadas algumas Medidas de controle que deverão ser adotadas sempre que for verificado risco potencial e/ou evidente à saúde. Tais medidas deverão, de preferência, ser de proteção coletiva e terão caráter construtivo, operacional, organizacional e a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI).
Alguns tipos