VIBRAÇÕES
Conceituação
É um movimento oscilatório de um corpo devido a forças desequilibradas de componentes rotativos e movimentos alternados de uma máquina ou equipamento. Se o corpo vibra, descreve um movimento oscilatório e periódico, envolvendo deslocamento num certo tempo. Teremos envolvidos no movimento: uma aceleração, uma velocidade e uma frequência.
PARÂMETROS UTILIZADOS NA AVALIAÇÃO DA VIBRAÇÃO
Aceleração/Unidade de Medida
Na HO, normalmente a avaliação da aceleração é feita em m/s2 ou em dB. O nível de aceleração da vibração r.m.s em dB é calculado de acordo com a fórmula: Um exemplo: uma aceleração de 1 m/s2 = 120 dB
Aceleração RMS
Os principais parâmetros relacionados com a amplitude da vibração são: o valor do pico, pico a pico (inferior ao superior) e o valor RMS. O valor de pico representa a aceleração máxima do pico num intervalo de tempo geralmente de 1 segundo. Já o pico a pico representa a distância do valor máximo ao mínimo. O valor R.M.S é mais importante na medida da amplitude e representa a média da energia do movimento vibratório.
O valor aceleração ponderada r.m.s ou valor eficaz é o parâmetro mais adequado para avaliação da vibração.
tal como no ruído, a grandeza utilizada é o valor RMS (ROOT MEAN SQUARE) – Valor da raiz média quadrática ou, ainda, valor eficaz, que é a raiz quadrada dos valores quadrados médios dos movimentos e é a mais importante medida da amplitude porque mostra a média da energia contida no movimento vibratório.
Aceleração ponderada nas frequências
A resposta da sensibilidade humana às vibrações é diferente nas frequências. Assim os valores das acelerações são ponderados ou corrigidos em função dessa resposta. Na avaliação ocupacional, as acelerações ponderadas nas frequências são indicadas em função dos eixos x, y e z, e o tipo de vibração.
Ponderação nas frequências
Aplicação
Wh
Ponderação de mão e braço nos eixos x, y e z
Wk
Ponderação de