Vibrações e pressões normais
De acordo com o efeito estudado em sala e conhecido como ressonância, o corpo foi excitado pelo vento a uma velocidade de 70Km/h que é próximo à sua frequência natural, então a amplitude cresceu indefinidamente até a degradação da ponte, provocando seu desabamento.
2) Descreva os tipos e origens das vibrações a que podem ser submetidos os trabalhadores em ambientes funcionais. Quais as suas consequências para a saúde de funcionários? O que deve constar em um laudo que avalie os níveis de vibrações no ambiente de trabalho?
Quanto ao ponto de aplicação as vibrações podem ser de dois tipos:
-Vibrações de corpo inteiro (Oscilações verticais) são provocadas especialmente em veículos e plataformas de trabalho e podem ter como consequência ao trabalhador o desgaste da coluna vertebral podendo causar hérnias ou lombalgias. As frequências baixas (menores que 1Hz) podem causar náuseas e vômitos, as médias podem causar patologias na coluna vertebral, aparelho digestivo, auditivo, visão, função cardíaca, cardiovascular e inibição de reflexos.
-Vibrações de mãos e braços são provocadas por máquinas motorizadas e podem causar lesão nas mãos e braços do trabalhador como Distúrbios vasculares, Fenômeno de Raynaud – Dedos brancos, Problemas ósseos, neurológicos e musculares.
No laudo que avalie os níveis de vibrações no ambiente de trabalho deve constar a frequência e o cálculo em função da exposição diária.
3) O que se traduz como trabalho sob condições de pressões anormais. Quais os tipos, riscos e