Vias urinarias
As vias urinárias são constituídas por uma série de órgãos ocos que recolhem a urina, continuamente elaborada nos rins, armazenam-na temporariamente e, por fim, eliminam-na para o exterior. As vias urinárias compreendem o ureter, a bexiga e a uretra e são envolvidas externamente por uma membrana adventícia, exceto a parte superior da bexiga, que é coberta por membrana serosa(peritônio). Os cálices, a pelve renal, os ureteres e a bexiga são revestidos pelo epitélio de transição, cujas células apresentam uma membrana plasmática diferenciada e espessa, capaz de resistir à hiperosmolaridade da urina e à concentração de solutos tóxicos em seu interior.
O revestimento da uretra pode ser de epitélio de transição, epitélio pseudoestratificado colunar ou epitélio estratificado pavimentoso, conforme a sua proximidade com a bexiga ou com o exterior.
O ureter entra obliquamente na bexiga, resultando em uma válvula fisiológica que impede o refluxo da urina. Na parte proximal da uretra, a musculatura lisa da bexiga espessa-se no esfíncter interno. Quando esse esfíncter relaxa, ocorre a micção.
A uretra é a última parte das vias urinárias, ou seja, é o canal que termina no meato urinário, orifício através do qual a urina é eliminada para o exterior. Embora nas mulheres a uretra apenas tenha esta função, nos homens encarrega-se igualmente de conduzir para o exterior o sémen proveniente dos órgãos sexuais internos durante a ejaculação.
A uretra começa no orifício uretral da bexiga e termina no orifício externo da uretra, ou meato urinário, na superfície corporal. A forma e percurso deste canal são diferentes na mulher e no homem.
A uretra masculina é formada pelas porções: 1. Prostática, 2. Membranosa e 3. Cavernosa ou peniana.
Junqueira,L.C.V.Histologia Basica, 11 ed.Rio de Janeiro.Guanabara Koogan,2008.P.371-388.
MEDIPEDIA.Vias urinarias- anatomia e função. Disponível em:http:www.medipedia.pt/home/home.ph?moufule=artigoen&ad=290.Acesso em: 28 set 2013.