Vias nervosas
O Sistema Nervoso Central necessita de um mecanismo que o conecte ao Sistema Nervoso Periférico. Este mecanismo se processa através de vias aferentes e eferentes. As vias aferentes são vias sensitivas e sensoriais, centrípetas, que nascem na periferia, e fornecem todos os tipos de informações aos centros receptores.As vias eferentes são centrífugas a partir dos centros efetores, geram impulsos, e esses impulsos irão estimular a contração muscular. Neste trabalho iremos descrever as classificações das vias nervosas aferentes eferentes.
VIAS NERVOSAS
O sistema nervoso somático, chamado de voluntário apresenta vias sensitivas e motoras. As vias sensitivas são aferentes, levam os estímulos detectados pelas terminações nervosas e receptores periféricos até as áreas específicas do cérebro, onde são decodificadas, modificadas, integrados, e produzem uma resposta. A principal via sensitiva é a via espino-talâmica. As vias motoras são eferentes, conduzem o impulso das áreas motoras do córtex até a placa motora, onde o transmitem à musculatura esquelética. A principal via motora é a via piramidal, cujas fibras cruzam para o lado oposto na parte inferior do bulbo. O resultado do cruzamento das fibras é o que o estímulo gerado num dos lados dos hemisférios cerebrais produz o movimento no lado oposto do corpo.
O sistema nervoso visceral ou involuntário também possui vias aferentes e eferentes. A via aferente conduz os impulsos originados nas vísceras, captados pelos visceroceptores até áreas específicas do telencéfalo e diencéfalo que regulam as funções viscerais. As áreas mais importantes correspondem ao hipotálamo que comanda a resposta simpática ou parassimpática e o sistema límbico, responsável pelo comportamento emocional.
As vias eferentes terminam em glândulas, músculo liso ou músculo cardíaco, onde ao contrário do sistema nervoso somático, não ocorrem placas motoras. Elas constituem o Sistema Nervoso Autônomo, que classifica-se em sistema nervoso simpático