SISTEMA NERVOSO
A membrana de um neurónio em repouso apresenta-se com carga eléctrica positiva do lado externo voltado para fora da célula e negativa do lado interno em contacto com o citoplasma da célula. Quando essa membrana se encontra em tal situação, diz-se que está polarizada. Essa diferença de cargas eléctricas é mantida pela bomba de sódio e potássio. Assim separadas as cargas eléctricas estabelecem uma energia eléctrica potencial através da membrana onde o potencial de membrana ou potencial de repouso permite a diferença entre as cargas eléctricas através da membrana.
2.Transmissão de mensagem nervosa
Quando um neurônio recebe um estímulo, se este é forte o suficiente, leva a produção de um impulso nervoso. O impulso nervoso corresponde a uma corrente elétrica que caminha rapidamente no axônio até os botões sinápticos. O impulso nervoso para começar precisa encontrar a membrana numa condição denominada potencial de repouso.
No neurônio não estimulado ou em repouso, a superfície interna da membrana plasmática tem uma carga negativa comparada com o fluido tecidual adjacente. A membrana plasmática esta assim polarizada.
A transmissão de mensagens nervosas ao longo do axónio é feita através de um processo elétrico - impulso ou influxo nervoso. Nos neurónios existe uma desigual distribuição de iões negativos e positivos de um e do outro lado da membrana plasmática, verificando-se uma maior concentração de