Sistema nervoso
Sistema nervoso
O sistema nervoso é com certeza o mais complexo dos sistemas que formam o corpo físico. É ele que, auxiliado pelo sistema endócrino, controla e coordena as atividades gerais do organismo, buscando sempre adaptá-lo às situações que se verificam a cada momento.
Dentre as inúmeras funções do sistema nervoso, merecem destaque as seguintes:
Comando dos movimentos;
Coordenação das atividades do estômago, pulmões, coração, intestinos, etc.;
Controle do funcionamento de certas glândulas;
Percepção da visão, audição, olfato, paladar, tato, dor e temperatura.
É curioso constatar que, embora desempenhando funções tão complexas e variadas, o sistema nervoso seja, todo ele, formado de um mesmo tipo de célula — os neurônios.
Cada neurônio é, por sua vez, constituído de corpo celular, axônio e dendritos, que se interligam uns com os outros para formar as vias nervosas e os centros nervosos. Os centros nervosos interpretam informações recebidas e emitem comandos. Os comandos, tanto quanto as informações, trafegam, dentro do corpo, através das vias nervosas.
Todos os centros nervosos do corpo estão agrupados no encéfalo e na medula espinhal. O encéfalo é um conjunto de órgãos que se localizam no interior da caixa craniana, dentre os quais se destacam o cérebro e o cerebelo, enquanto a medula é um órgão alongado e fino, localizado dentro de um canal existente ao longo da coluna vertebral.
As vias nervosas, ao contrário dos centros nervosos, estão distribuídas por todo o organismo e, de acordo com a função que desempenham, são classificadas de sensitivas ou motoras.