Viajem!
Alunos: Daiane,Pâmela,Denise,Dyonathan,Michael e Fernanda Biondo.
Turma:20
Professora: Lisane Werlang
Artigo sobre a nossa ida ao Salto do Yucumã.
No dia 7 de março de 2014, os alunos da 2° Série do Ensino Médio Inovador da Escola de Educação Básica Madre Benvenuta, juntamente com alguns professores realizaram uma viagem de estudos para o Salto do Yucumã, muito esperada por todos.
Localizada no noroeste do Rio Grande do Sul, a Rota do Yucumã está inserida numa região de transição entre os campos gerais e as áreas de formação das depressões das encostas do Rio Uruguai.
Essas características permitem à região apresentar uma diversidade muito grande de flora e fauna, observadas no Parque Estadual do Turvo e em todos os municípios que compõem a Rota.
A viagem iniciou às 7:30 horas partindo da Escola rumo à Rio Grande do Sul.
Durante a viagem os alunos estavam muito agitados, pois estavam ansiosos para conhecer um novo ponto turístico, conhecido como a queda de água mais extensa do mundo, que atingia mais ou menos um (1) quilometro de extensão...
Chegando à Itapiranga, tivemos a oportunidade de passar o Rio Uruguai com uma barca. Os alunos, no geral tiveram uma sensação diferente, por poder visualizar uma grande quantidade de água ao seu redor.
Podemos perceber que os moradores da Barra do Guarita somente tem acesso ao município de Itapiranga, por meio do Rio, através dos barquinhos que diariamente servem de transporte para o trabalho, ou até para diversão.
Quando passamos pelo Rio, tivemos que percorrer um trecho de estrada de chão. Podemos observar uma certa desigualdade social em relação á construção de moradias como também a flora sempre presente, muito rica e preservada.
A viagem para derrubadas foi longa, mas logo, podemos avistar o portal do município, e era natural encontramos plantações de soja que enfeitavam o caminho. A partir dali seguimos a caminho ao parque estadual do turvo, fomos recepcionados pelos guardas