Plotter Eletrostática
Um plotter é uma impressora destinada a imprimir desenhos em grandes dimensões, com elevada qualidade e rigor, como por exemplo, mapas cartográficos, projetos de engenharia e grafismo.
O pioneiro a trabalhar com uma máquina dessas foi o empresário Lino Strambi que atua no ramo de engenharia, arquitetura e pintura e trouxe uma pequena máquina de uma viagem que fez aos EUA. Com o passar dos anos aumentaram de tamanho e de qualidade. Existindo várias marcas para o mesmo fim, ou seja, impressão.
Primeiramente destinados à impressão de desenhos vetoriais, atualmente encontram-se em avançado estado de evolução, permitindo impressão de imagens em grande formato com qualidade fotográfica, chegando a 3560 dpi de resolução.
Plotters eletrostáticos é um cruzamento entre plotters e impressoras a laser e sua resolução em média é de 200 a 400 dpi. A velocidade de impressão varia de 2,5 a 10 cm por segundo. O suporte vem em bobina com largura máxima de 1,30m.
Sua aplicação se da em painéis gigantes de publicidade fixados em laterais ou fachadas de prédios, letreiros, backlights entre outros impressos promocionais.
A principal concorrência no setor de impressos de grande formato se restringe a três tecnologias: as impressoras a jato de tinta, eletrostática e de transferência térmica.
Partes Mecânicas
O processo de impressão começa antes mesmo de o papel ser puxado para dentro da impressora. Antes de fazer qualquer coisa, a impressora carrega a imagem em sua memória e processa as partes que necessitam de cor e as que serão deixadas em branco. Internamente, a impressora carrega (através de um dispositivo chamado de “fio de corona”) um cilindro fotorreceptor com carga (energia eletrostática) positiva. Detalhe: algumas impressoras trabalham com carga negativa no cilindro.
Logo em seguida o laser da impressora começa a atuar — isso sem sequer ter puxado o papel. O laser irá descarregar certas partes do cilindro, para que a figura, ou texto, que