VIAJANDO NA IMAGINAÇÃO
Iniciamos o ano letivo com a determinação de que cada aluno deveria ler um livro por semana. Assim conheceríamos lugares e personagens.
Os livros seriam colocados no fundo da sala de aula. Cada aluno teria autonomia na escolha.Isso iria ocorrer ao terminar a tarefa dada por mim ,podendo levar para sua casa.
Junto aos livros uma caixa contendo textos variados,com letras de forma e cursiva para facilitar a leitura.
Não obtive bons resultados. Pouco se mostravam interessados na nova atividade proposta.
O projeto tomou força com a chegada dos livros do PNLD- Obras complementares.
Os livros despertaram o interesse em alguns alunos, pois os temas tratados eram diferentes e apresentavam curiosidades .
Como fazer o momento da leitura torna-se agradável para todos?
Assim iniciou nossa aula, instiguei-os sugerindo assistirmos um filme. Todos concordaram.
O filme escolhido foi “ A menina que Odiava Livros” Um curta metragem que adapta o livro de Manjusha Pawagi e Jeanne Franson. Relata a estória de uma menina que odiava ler, mas ela não conseguia ficar longe deles, porque em sua casa podía encontrar livros por toda a parte: nos armários da cozinha, nas gavetas, nas mesas, nos guarda-roupas e nas cômodas.
Um dia o gatinho derrubou uma pilha enorme de livros infantis. Abertas pela primeira vez, as páginas dos livros libertaram os personagens e animais das histórias, que invadiram a sala, fazendo uma grande bagunça, pois haviam se perdido de suas estórias. Esse acontecimento mágico faz com que a menina viajasse pelo fantástico mundo da literatura. Ela teria que ler para que os personagens retornassem a sua estória . Percebi junto com o grupo que o filme é cheio de personagens e histórias que acontecem em momentos , épocas diferentes dentro do livro. Após fizemos um longo debate de como poderíamos nos aproximar dos livros, tendo em vista que sempre enfatizo a importância da leitura para a construção dos