viagem de theo
A CÓLERA DOS DEUSES
Livros espalhados em cima do cobertor: dicionário do Egito antigo, mitologia grega, livro dos mortos tibetano.
Família Fournay
O pai de Théo era diretor de pesquisas do Instituto Pasteur. Melina era professora de ciências naturais do liceu George Sand, onde Théo estudava. Irène começava o curso de economia. Athéna, a mais moça, ia entrar na quinta serie.
Irène significa paz. Athéna significa sabedoria, e Théo significa presente de Deus.
Théo era um tanto magricela, com cachos negros e uns olhos verdes que enchiam de inveja suas irmãs.
Wrath of the gods (a cólera dos deuses) era o video game jogado por Théo
Fatou era uma senegalesa e vizinha da familia. Sr. Diop, pai de Fatou, era viúvo, filosofo e funcionário da UNESCO.
UMA HISTORIA À MODA DE MARTHE
Amritsar: a cidade sagrada dos sikhs
Os judeus são os mais velhos do mundo. Eles rezam sábado numa igreja que chamam de sinagoga e foram massacrados pelos nazistas durante a guerra. Chamam esse massacre de Shoah. Viviam em Jerusalém e foram expulsos de lá. Depois devolveram a terra deles, Israel, mas eles brigam o tempo todo com os mulçumanos. Os judeus têm um só deus, que não têm o direito de representar sob nenhum pretexto, nem de invocar o nome. São o povo eleito de Deus, que selou uma aliança com eles. Esperam o Messias que voltará no fim dos tempos.
O deus dos mulçumanos se chama Alá, é grande e Maomé é seu profeta. Rezam sexta-feira na mesquita, virados para Meca, sua cidade santa, aonde os verdadeiros mulçumanos vão em peregrinação uma vez na vida. Tornam-se então hadjis. Não têm padres, mas marabus.
Os cristãos crêem em Jesus Cristo, que foi sacrificado pelos romanos porque o chamavam de “rei dos judeus”. Jesus era Filho de Deus Pai, que o enviou à terra para redimir os pecados dos outros. Os cristãos vão à missa domingo, engolem hóstias, abraçam-se no fim e os padres usam umas túnicas bordadas.
A diferença entre o Deus dos judeus, dos cristãos e