Viabilidade da implantação de uma empresa de reciclagem de plásticos na cidade
1.0 – INTRODUÇÃO
1.1 – APRESENTAÇÃO DO TEMA
Junto com o incessante crescimento populacional e com o crescimento da indústria, consequentemente o volume de resíduos inorgânicos aumentou. Pesquisas revelam, que em dez anos, de 2003 a 2012, a geração de lixo teve um aumento gradativo de 955 g por dia para 1, 223 kg. O problema está ganhando uma dimensão perigosa por causa da mudança no perfil do lixo. Na metade do século, a composição do lixo era predominantemente de matéria orgânica, de restos de comida. Com o avanço da tecnologia, materiais como plásticos, isopores, pilhas, baterias de celular e lâmpadas são presença cada vez mais constante na coleta. Há cinquenta anos, os bebes utilizavam fraldas de pano, que não eram jogadas fora. Tomavam sopa feita em casa e bebiam leite mantido em garrafas reutilizáveis. Hoje, os bebês usam fralda descartáveis, tomam sopa em potinhos que são jogados fora e bebem leite embalado em tetrapak. Ao final de uma semana de vida, o lixo que eles produzem equivale, em volume, a quatro vezes o seu tamanho. (VEJA,1999).
Devido à grande quantia de lixo acumulado, torna-se necessário um convívio harmonioso entre consumo de produtos e seu descarte adequado.
O plástico, por exemplo, apresenta um tempo médio de decomposição entre 200 a 500 anos, dependendo de sua constituição química. Além do fato de ser fabricado a partir do petróleo, que é altamente toxico e poluente, é inevitável a aposta na sua reciclagem.
Diante da demanda global por atitudes mais ecológicas, surge através de estudos a proposta da implantação da empresa Ecoplastic.
Uma empresa que irá atuar no mercado com um diferencial, estimular a deposição correta das embalagens plásticas após o uso e aumentar o alcance da coleta seletiva.
A Ecoplastic caminha lado a lado com a sustentabilidade ambiental, preocupada em reduzir o impacto causado pelo plástico no meio ambiente. É