endividamento das famílias brasileiras
1.INTRODUÇÃO Atualmente no mundo é visível a existência de vários problemas que tem afligido as famílias brasileiras, principalmente a questão do endividamento que tem batido recordes.
A crescente oferta de créditos no mercado tem a cada dia aumentado, proporcionando assim a população o acesso fácil e a possibilidade de comprar com as melhores condições de pagamentos. Não verificando as possibilidades, as condições e as suas limitações pessoais, algumas pessoas adquirem vários cartões, fazem empréstimos compram financiados e acabam se comprometendo com várias dividas ao mesmo tempo, acarretando assim atrasos nos seus compromissos financeiros.
2.DESENVOLVIMENTO
A Confederação Nacional do Comércio- CNC, define endividamento como a existência de um compromisso financeiro para o futuro. segundo a Pesquisa Nacional de Inadimplência do Consumidor – PEIC, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, o percentual de famílias com dívidas cresceu para 57,3% em junho. No mês anterior era 55,9%.
Com o crescimento da oferta de crédito, a procura e a facilidade ao acesso, as famílias sem nenhum planejamento orçamentário, fazem compras financiadas e acabam se enchendo de dividas. Gerando severas conseqüências pessoais, econômicas e sociais. O diretor da entidade, Fernando Cosenza, lembra que nos últimos cinco anos 32 milhões de brasileiros passaram a ter acesso ao crédito. E ele declara “Essas pessoas (...) estão lidando com o crédito sem uma prática, sem uma experiência anterior, e estão muitas vezes tendo dificuldade de lidar com o crédito a seu favor”.
Mesmo com o aumento da renda, é de fundamental importância saber como gastar o dinheiro. Pois além da falta do planejamento financeiro e compras excessivas, vários