Viabilidade da implantação da Automação
No setor industrial, a ideia de automação vem sendo frequentemente empregada e aplicada principalmente na melhora da produtividade e qualidade de processos tidos como repetitivos, A automação industrial pode ser dividida em três classes sob o ponto de vista produtivo: a rígida, a flexível e a programável, sendo as mesmas aplicadas seguindo a necessidade da sua produção.
Podemos afirmar que a automação foi um fator importante no progresso industrial. Hoje em dia, a automação industrial pode ser entendida como uma tecnologia que integra três áreas: a eletrônica responsável pelo hardware, a mecânica na forma de dispositivos mecânicos (atuadores) e a informática ligada ao software, responsável pelo controle de todo o sistema.
Ela é a certeza de que seu processo seguirá um procedimento padrão de fabricação, sendo assim ela se torna uma aliada aos operadores do processo, pois ela permite uma rápida identificação das falhas e um diagnóstico detalhado das ocorrências que geraram estas falhas, também ajuda na identificação de riscos futuros que possam significar um potencial atraso ou perda de produção. Com o auxílio da automação alarmes indicativos luminosos ou sonoros ajudam a identificar um desvio do processo possibilitando ao operador tempo hábil para corrigi-lo e assim evitar prejuízos para a empresa.
Mas como nada é perfeito, com a automação não seria diferente, para que a automação seja implantada são necessários requisitos, como um grande poder aquisitivo, pois a tecnologia geralmente é cara, é necessário treinamento especializado para se compreender e aprender a utiliza-la, também é necessário ter uma boa demanda, desta forma os lucros compensarão o alto investimento, sem falar nas rejeições, medos e resistência tanto por conta dos funcionários quanto por conta dos acionistas. Assim, a automação presente nas indústrias de hoje necessitam de um grande conjunto de conhecimentos. Exigindo uma formação ampla e