Via do equilibrio
A curvatura das células ciliadas no ductos semicirculares ,utrículo ou sáculo provoca a liberação de um neurotransmissor (provavelmente glutamato),que gera impulsos nervosos nos neurônios sensitivos que inervam as células ciliadas.Os corpos celulares dos neurônios sensitivos estão localizados nos gânglios vestibulares.Os impulsos nervosos passam ao longo dos axônios desses neurônios,que formam o nervo vestibular,um ramo do nervo vestibulococlear(VIII).
Amaioria desses axônios faz sinapse com neurônios sensitivos nos nucléos vestibulares,o principal de integração para o equilíbrio,no bulbo(medula oblonga)e na ponte.
Os núcleos vestibulares também recebem influxos dos olhos e dos receptores somáticos ,especialmente propioceptores nos músculos do pescoço que indicam a posição da cabeça.Os axônios restantes entram no cerebelo por meio dos pendúculos cerebelares inferiores .Vias bidirecionais conectam o cerebelo e os núcleos vestibulares.
Fisiologia do equilíbrio
Existem dois tipos de equilíbrio.O equilíbrio estático se refere a manutenção da posição do corpo(principalmente da cabeça) em relação a força da gravidade.Os movimentos corporais que estimulam os receptores para o equilíbrio estático incluem a inclinação da cabeça e a aceleração ou desaceleração linear,como queando estamos em um elevador ou em um carro que acelera ou desacerela.O equilíbrio dinâmico é a manutençao da posição do corpo(pricipalmente da cabeça),em resposta da aceleração ou desaceleração rotacional.
Coletivamente,os orgãos receptores para o equilíbrio são chamado de aparelho vestilar;estes incluem o sáaculo,o utrículo e os ductos semicirculares.
Os dois órgãos sensoriais do ouvido interno: o vestíbulo e a cóclea
O ouvido interno agrupa 2 órgãos sensoriais distintos: o vestíbulo, órgão do equilíbrio e a cóclea, órgão da audição. Tendo a mesma origem embrionária estes dois órgãos corpartilham propriedades morfológicas e fisiológicas como o líquido