veterinario
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA
AVALIAÇÃO DA URINÁLISE EM PEQUENOS ANIMAIS
Andressa Cristina Quintino Ferreira
Itapeva – São Paulo – Brasil
ASSOCIAÇÃO CULTURAL EDUCACIONAL DE ITAPEVA
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA
AVALIAÇÃO DA URINÁLISE EM PEQUENOS ANIMAIS
Andressa Cristina Quintino Ferreira
Professor Marco Antonio Ferreira
“Trabalho elaborado para composição de nota do segundo bimestre de 2013 da disciplina laboratório clínico do curso de medicina veterinária”.
Maio / 2013
Itapeva – SP
APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA
Criadores da raça Golden Retriever estão preocupados com melhoramento da raça, conformação e saúde dos animais.
Uma das doenças que acometem a raça é a displasia coxofemoral (DCF).
De acordo com Cavaletti, F.C et al (2011), a displasia coxofemoral (DCF) é uma doença poligênica, hereditária e, portanto multifatorial, que acomete mais cães de raças grande e gigantes. É caracterizada por diferentes graus de lassitude articular que permitem a subluxação das articulações coxofemorais numa fase precoce da vida do animal.
Tratando-se de uma doença hereditária, o controle passa por uma seleção de indivíduos genotipicamente livres da suscetibilidade para o desenvolvimento da doença, e pela utilização em cruzamentos seletivos, para maximinizar os genes não alterados na população.(GINJA, M.M.D. et al, 2005 ).
Segundo Froes et al.(2009) a displasia coxofemoral é uma doença de alta ocorrência na população canina, e os animais acometidos apresentam grave diminuição na qualidade de vida quando acometidos, é importante escolhermos técnicas que proporcionem precocidade na elucidação diagnóstica, com a finalidade de promover um melhor controle epidemiológico.