veterinaria
LETÍC IA GONÇALVES PANÍCIO
NATHÁLIA PEREIRA MELO
Campilobacteriose
UBERABA -MG
2013
LETÍC IA GONÇALVES PANÍCIO
NATHÁLIA PEREIRA MELO
Campilobacteriose
UBERABA-MG
2013
Introdução
A campilobacteriose gastrointestinal, causada pela Campylobacter jejuni ou C. coli, é atualmente reconhecida como causa de diarréia em vários hospedeiros animais, incluindo cães, gatos, bezerros, ovinos, furões, visom, várias espécies de animais de laboratório e no homem. Nos humanos é uma das maiores causas de diarréia. Campylobacter jejuni e C. coli também são recuperadas de fezes de carreadores assintomáticos. (Fraser, 1997)
Os animais domésticos, incluindo cães e gatos (especialmente os recentemente adquiridos em abrigos ou canis), e os animais selvagens mantidos em cativeiro podem servir como fontes de infecção para os humanos. O(s) agente(s) também é isolado freqüentemente das fezes de galinhas, perus, porcos e outras espécies. (Fraser, 1997)
A doença é cosmopolita e sua prevalência parece estar crescendo conforme as técnicas de cultura apropriadas para C. jejuni e C. coli são melhoradas e atualizadas. As manifestações clínicas podem ser mais graves em animais mais jovens. (Fraser, 1997)
As espécies de Campyloabcter são encontradas nos tratos intestinais e genitais de animais domésticos e tem ampla distribuição geográfica. As principais doenças associadas à infecção são intestinais, apresentando-se como diarréia, ou genitais, causando infertilidade ou aborto. (Quinn et al., 2005)
Revisão de literatura
A campilobacteriose genital bovina é causada por uma bactéria, o Campylobacter fetus subsp. venerealis, que coloniza o prepúcio de touros geralmente de forma subclínica, propiciando condições para a transmissão venérea da doença e consequente manifestação clínica na fêmea. A taxa de transmissão venérea do touro portador e para uma fêmea susceptível é muito elevada,