Vertebrados
Características dos vertebrados
Os animais vertebrados têm como característica principal a presença de uma medula espinhal e uma coluna vertebral e, ademais o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), o sistema muscular (músculo estriado esquelético, cardíaco e liso) e esqueleto interno também formam suas estruturas e o que permite que eles realizem movimentos mais complexos. No tocante à formação dos órgãos, possuem os tecidos: conjuntivo, epitelial, vascular, muscular e nervoso. Já o sistema respiratório deles, dependendo do animal, se dá por meio de brânquias (respiração branquial) ou pulmões (respiração pulmonar).
O corpo dos vertebrados é constituído pela pele composto por duas camadas: a derme (interna) e a epiderme (externa). As aves e os mamíferos possuem ainda uma camada mais interna, antes da derme, conhecida como epiderme (camada de gordura) e está relacionada com a manutenção da temperatura do corpo. Possuem pele e anexos como pelos, escamas, chifres, cornos, penas e unhas.
Sua habilidade nos movimentos e sua inteligência fazem com que os vertebrados tenham uma vantagem sobre as demais espécies.
O tamanho relativamente grande também é uma característica que pode ser atribuída aos vertebrados – embora existam representantes invertebrados com tamanho considerável.
Este aumento de massa corporal fez com que houvesse uma necessidade da existência de sistemas mais especializados para desempenhar de forma ideal as funções fisiológicas dos organismos.
Esses animais podem respirar por brânquias ou pulmões e, ainda, pela pele. Excretam amônia, ureia ou ácido úrico.
Muitos animais como os anfíbios, répteis, aves e mamíferos, inclusive o homem fazem, parte deste grupo.
Sua estrutura
Os vertebrados têm estruturas que permitem que o