RELATOS DIFERENTES, UMA NARRATIVA
Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas do primeiro semestre, foi realizada a leitura e estudo do texto “Relatos diferentes, uma narrativa” para discorrer sobre o processo de comunicação com os investidores realizados pela organização, a ferramenta de gestão implementada para padronizar as atividades, a importância da comunicação no relacionamento interpessoal dentro da perspectiva dos clientes internos quanto externos e a importância da transparência e a coerência entre discurso e prática das empresas para a sociedade.
Entendendo a comunicação como um processo dinâmico e multifuncional, dentro das empresas ela pode ser a responsável pelo sucesso ou pelo fracasso de até de uma instituição inteira. Por isso ela acaba tomando várias direções de acordo com os objetivos que se quer alcançar e estes objetivos determinarão quais ferramentas serão utilizadas.
Sabemos que para que exista comunicação é necessário que se tenha claro entendimento do que se quer transmitir, no caso das empresas as comunicações muitas vezes, ou quase sempre não têm o intuito de apenas comunicar, mas de persuadir, sensibilizar o receptor a tomar ou ter determinada atitude ou reação.
Para Kunsch (2008), no nível organizacional é analisada a comunicação entre cliente interno e externo, assim como a comunicação utilizada para fornecedores, prestadores de serviços e outros que necessitem de informação da organização em evidência.
No texto “Relatos diferentes, uma narrativa” temos a descrição do processo de comunicação realizado pela Braskem feito numa interação estreita e constante entre a equipe de comunicação e outras áreas da companhia. A empresa reúne os representantes de cada setor, diretoria de comunicação, presidente e investidores para alinhar as principais