Verminoses que acometem os homens
1.1 A teníase é uma doença causada pela tênia, um platelminto da Classe Cestoda, representada por parasitas intestinais. Em razão deste modo de vida, esses indivíduos não possuem sistema digestório, uma vez que absorvem nutrientes digeridos pelo hospedeiro.
1.2 Quando o homem se alimenta de carne suína crua ou mal cozida contendo e cisticercos (os proglótides grávidos ou os ovos que foram liberados dentro do intestino do animal, por meio de seis ganchos, perfuram a mucosa intestinal. Pela circulação sangüínea, alcançam os músculos e o fígado do porco, transformando-se em larvas) as vesículas são digeridas, liberando o escólex que se everte e fixa-se nas paredes intestinais através dos ganchos e ventosas
1.3 Muitas vezes a teníase é assintomática. Porém, podem surgir transtornos dispépticos, tais como: alterações do apetite (fome intensa ou perda do apetite), enjôos, diarréias freqüentes, perturbações nervosas, irritação, fadiga e insônia.
1.4 O tratamento da teníase é feito com o uso de drogas antiparasitárias, como mebendazol, nitazoxanida, praziquantel ou albendazol.
1.5 A profilaxia consiste na educação sanitária, em cozinhar bem as carnes e na fiscalização da carne e seus derivados (lingüiça, salame, chouriço,etc.) Em relação ao tratamento, este consiste na aplicação de dose única (2g) de niclosamida. Podem ser usadas outras drogas alternativas, como diclorofeno, mebendazol, etc. O chá de sementes de abóbora é muito usado e indicado até hoje por muitos médicos, especialmente para crianças e gestantes.
2. Cisticercose
2.1 A cisticercose é uma doença parasitária causada pela ingestão dos ovos da Taenia solium, presente nas fezes do indivíduo com Teníase. Os ovos da Taenia resistem por até 1 ano em ambiente com alta taxa de umidade e ao serem consumidos pelo homem geram sintomas relacionados ao local onde o cisticerco está (músculo, coração, olhos e cérebro).
2.2 A contaminação com os ovos ocorre ao ingerir água ou