Vermiculita
CENTRO DE TECNOLOGIA - CT
CNPq
Influência do teor da argila organo-vermiculita na formação de nanocompósitos com matriz termofixa
Orientador: Prof.ª Dra. Renata Barbosa
Co-Orientador: Prof.ª Msc. Tatianny Soares Alves
Orientando: Daniel de Sousa Rodrigues
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE TABELAS
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
SUMÁRIO
Introdução
A utilização de argila vermiculita na formação de nanocompositos tem como principal objetivo melhorar a resistencia de determinado material em que será usado, atraves dos ensaios descobre-se as influencias vantajosas dessa argila para uma determinada matriz.
Argila é definida como uma rocha que contêm essencialmente um grupo de minerais que recebem o nome de argilominerais; tanto as diferentes argilas como também cada um das quatro dezenas de argilominerais têm nomes específicos (FERREIRA, 2009).
A vermiculita, é uma argilomineral existente na natureza na forma de macro e micro cristais. Esse argilomineral apresenta estrutura constituída por folhas finas de cristais, normalmente ligados face a face, originando a célula unitária, que é constituída de duas folhas tetraédricas separadas por uma octaédrica, como pode ser observado na figura 3, que dessa maneira, são unidos entre si por átomos de oxigênio através de ligação covalente, tornando-a estável e apresentando cátions tocáveis em posições interlamelares (FERREIRA, 2009).
Objetivo Geral
Avaliar o efeito do aumento do teor de argila vermiculita nas propriedades mecânicas, térmicas e inflamabilidade de nanocompósitos com matriz termofixa.
Objetivos Específicos: * Caracterizar a argila não modificada e após modificação com o sal quaternário de amônio, por Fluorescência de raios- X e termogravimetria
* Fazer um estudo sistemático da interação da argila com diferentes solventes orgânicos (Teste do Inchamento de Foster);
* Aumentar o teor de argilas organofílicas e avaliar a sua influência na formação