Verificação de propriedades de sistemas híbridos modelados com redes de petri
Resumo da tese “Verificação de Propriedades de Sistemas Híbridos”
Ceará
2013
O modelo de um sistema é caracterizado pela natureza de suas variáveis de estado e da variável independente que representa o tempo. Existem dois tipos de variáveis, as discretas e as continuas. Nos sistemas de variáveis contínuas, o conjunto de variáveis que representa seu estado evolui de forma continua no tempo.
Já nos sistemas de eventos discretos, as variáveis de estado são modificadas de acordo com a ocorrência de eventos instantâneos. Seus valores permanecem constantes entre a ocorrência de eventos.
Os sistemas híbridos são formados por variáveis de natureza continuas e variáveis de natureza discreta. Logo, sistemas híbridos são sistemas nos quais o comportamento é determinado pela interação entre as duas dinâmicas: contínua e evento discreto.
Como exemplo de modelagem de sistemas híbridos, o artigo usa uma rede de sensores sem fio. Que é composta por micro-sensores compactos com capacidade de comunicação sem fio. Tais sensores são dispositivos autômatos e compactos e serão chamados de nós sensores e seu funcionamento é da seguinte forma:
1. Os nós sensores coletam os dados.
2. Os nós sensores encaminham os dados para o nó sink usando uma estrutura sem fio
3. O nó sink se comunica com o nó gerenciador de tarefas via internet ou satélite
Os nós sensores possuem as seguintes características: deve ser eficiente no uso de energia, deve ser de baixo custo, deve proporcionar um sensoriamento distribuído, deve usar comunicação sem fio, deve usar caminhos multi-hop para o envio de informações e deve possuir processamento distribuído.
Os nós sensores de uma rede de sensores sem fio possuem quatro subdivisões: subsistema de fonte de energia; subsistema de sensoriamento e atuação; subsistema computacional e subsistema