VERDADE ABNT
VERDADE
VITÓRIA - 2015
VERDADE
Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de Filosofia IV, oferecida pelo Instituto Federal do Espírito Santo para o Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio.
Professor: Fabio
Turma: M04
VITÓRIA – 2015
SUMÁRIO
1. Introdução 3
2. Verdade Absoluta x Verdade Filosófica 3
3. Verdade e Linguagem 4
4. Referências Bibliográficas 7
1. Introdução
A palavra verdade pode ter vários significados e várias interpretações, podendo significar, em geral, o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores, implicando o imaginário, a realidade, ficção, artes, filosofia e a própria razão. Como não há aceitação total de acadêmicos e filósofos, o tema continua a ser debatido e é alvo de muitas discussões e controvérsias.
2. Verdade absoluta x Verdade Filosófica
A verdade absoluta é um sinônimo para uma realidade fixa, inflexível. São fatos invariáveis e inalteráveis, tal como a inexistência de um quadrado com 5 lados ou a intercessão entre duas retas paralelas.
Como toda teoria e/ou ramo do pensamento, a verdade absoluta gera conflitos com o pensamento humanista, que argumenta contra a sua existência, a partir do momento em que, considerando a teoria humanista de John Dewey, por exemplo, que cita na obra Manifesto Humanista 1 (1933), da qual foi co-autor e signatário: “Nenhum Deus e nenhuma alma existem. Portanto, não há necessidade para os adereços da religião tradicional. Com o dogma e o credo excluídos, então a verdade imutável também está morta e enterrada.”
A verdade absoluta torna-se uma necessidade lógica, pois é impossível argumentar logicamente contra a existência da verdade absoluta. Para provar que ela não existe é preciso que outra verdade está acima dela. Porém, essa nova afirmação deve ser correta e absoluta, caindo em contradição com a própria tentativa de argumentação.
Alguns argumentos são sempre usados