Trabalho de metodologia científica
CAMPUS DE SÃO MIGUEL DO OESTE
CURSO: DIREITO
COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA DA PESQUISA
1 – O que se entende por ciência?
Conjunto de saber definido, metodicamente interligado por princípios e leis. Por isso, também se pode dizer que a ciência é um sistema de relações. A ciência tem, portanto, por objetivo o conhecimento certo. Para atingir este objetivo, emprega-se métodos adequados à natureza do objeto de cada ciência.
A ciência pode designar um conhecimento teórico, matemática, por exemplo, bem como uma habilidade prática. O termo ciência pode significar mais, geralmente, o conjunto das ciências (matemática, astronomia, química, biologia, as ciências humanas...).
Ciência tem origem da palavra epistéme que, em grego, significa saber, conhecimento. Contudo, não há um entendimento quanto ao conceito de ciência. Há os que dizem que ciência é um tipo de conhecimento essencialmente racional e objetivo, como pretendem ser as ciências exatas, a exemplo da matemática e da física. Já outros entendem ciência como um tipo de conhecimento essencialmente experimental com base na observação e na experimentação, assim como as ciências da natureza. E, por fim, uma terceira corrente em que ciência é um conhecimento em construção permanente e aproximado da realidade.
2 – Apresente os paradigmas da ciência, caracterizando-os.
Paradigma Positivo: Sustenta sua tese no fato de que seria possível ter uma visão de mundo inteiramente científica e uma sociedade organizada segundo leis científicas.
Paradigma do Materialismo Dialético: Modo de se compreender a realidade como essencialmente contraditória e em permanente mudança. Diverge do paradigma positivo quanto à sua visão de mundo enquanto sociedade, ao entender que os fatos humanos são dotados de sentido e significação.
Paradigma da Racionalidade Técnico-Científica: Caracteriza-se por acreditar na crença exclusiva razão para conhecer a verdade; a valorização da