verbos
VERBOS
VILHENA-RO
MARÇO/201
FAMA – FACUDADE DA AMAZÔNIA. VILHENA/RO
VERBOS
Trabalho apresentado ao curso de Psicologia oferecido pela Faculdade da Amazônia como requisito para a obtenção de nota parcial.
VILHENA-RO
MARÇO/2013
Introdução
Neste trabalho iremos abordar um assunto referente aos verbos, sabendo que a classe do mesmo é a mais variável na língua portuguesa, se flexionando em número, pessoa, tempo, modo e voz. Existem variações dentro desse contexto de verbo, que são chamadas conjugações, existem também outras funções como sua estrutura, classificação, e regência, que iremos expor adiante para melhor compreensão de verbo e suas funções dentro da língua culta portuguesa.
1. Verbo
Elemento principal da oração, o verbo exprime processos, ações, estados ou fenômenos e, por meio da ampla variedade de formas em que se apresenta, indica em português a pessoa, o tempo, o modo e a voz do discurso. Assim, muitas informações significativas estão nele reunidas.
1.1 Estrutura verbal
Há três elementos que encontramos na estrutura das formas verbais: o radical, a vogal temática e as desinências.
O radical é o portador do "sentido", da "identidade" do verbo. Vamos tomar como exemplo alguns verbos e seus radicais.
Verbo
Radical correspondente
Reagir
Reag-
Entender
Entend-
Participar
Particip-
Supor
Sup-
A vogal temática, por sua vez, é o elemento que permite a ligação entre o radical e as desinências. Em português reconhecemos três vogais temáticas:
-a-, que caracteriza os verbos da primeira conjugação, a exemplo de participar, determinar, ofertar;
-e-, que caracteriza os verbos da segunda conjugação, a exemplo de entender,