Verbos
ENSINO MÉDIO
BRASÍLIA- DF
NOVEMBRO DE 2011
TEMA: VERBOS
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Português do Ensino Médio como parte complementar da nota.
BRASÍLIA- DF
NOVEMBRO DE 2011
INTRODUÇÃO
Elemento principal da oração, o verbo exprime processos, ações, estados ou fenômenos e, por meio da ampla variedade de formas em que se apresenta, indica em português a pessoa, o tempo, o modo e a voz do discurso. Assim, muitas informações significativas estão nele reunidas. Num sentido mais amplo verbo significa também palavra. Desse modo, enquanto os nomes (substantivo, adjetivo) indicam propriedades estáticas dos seres, o verbo denota os seus movimentos, por isso sua característica de dinamicidade.
VERBO
Verbo é a classe de palavra que possui a maior quantidade de flexões: tempo, modo, pessoa e número. Além disso, o verbo expressa ação, estado. E não só isso. Pode expressar o resultado de uma ação, uma sensação, um sentimento e muitas outras idéias. O verbo também é essencial para ação. Não existe oração sem verbo e, as vezes basta o verbo para que a oração esteja completa, ex.: Ganhei!, Chegue!, Chove.
O verbo é a palavra que apresenta o maior número de flexões na língua. O verbo apresenta flexão de número, tempo, modo e voz. E são exatamente essas flexões o ponto fundamental do estudo do verbo.
a) Flexão de número
No poema “José, encontramos a seguinte oração:
sujeito O bonde não veio. Predicado verbo
Passando o núcleo do sujeito para o plural teremos:
sujeito Os bondes não vieram predicado