Verbos Modais em Inglês
Em inglês, os verbos auxiliares modais são verbos que só ocorrem na presença de outro verbo, são defectivos na conjugação e não tem passado nem futuro - com exceção do can que tem passado e condicional. Esses verbos podem alterar ou completar o sentido do verbo principal. Expressam idéia de possibilidade, obrigação, conselho, proibição e desejo.
Devido à alta frequência com que ocorrem na língua, os verbos modais tornam-se imprescindíveis. Esses verbos não sofrem alteração quando conjugados nas terceiras pessoas do singular (He, She, It) e não necessitam de verbos auxiliares. A Língua Inglesa exige que para cada situação diferente se use um tipo de verbo modal.
Confira abaixo as listas dos principais verbos modais do inglês:
Can
É utilizado para expressar habilidade, permissão ou possibilidade.
Significado de habilidade: I can´t speak English. Tradução: Eu não consigo falar inglês.
Significado de permissão: Can I smoke here?Tradução: Posso fumar aqui?
Significado de possibilidade: It can happen to anyone. Tradução: Isso pode acontecer com qualquer um.
O uso do can indicando possibilidade é raro, pois pode ser confundido com capacidade. Devido a isso, é sempre melhor usar o may e o might para indicar possibilidade.
O could é empregado no passado, para indiciar habilidade, mas também é considerado um verbo modal. Em um contexto formal, esse verbo também pode indicar poderia.
Significado de habilidade: I couldn’t speak English before to England.Tradução: Eu não sabia falar inglês antes de ir para a Inglaterra.
Significado de poderia: You could have called me.Tradução: Você poderia ter me ligado.
May
O may é utilizado para contextos mais formais, ao contrário do can, que é usado em contextos mais usuais. Ele expressa uma possibilidade no presente ou no futuro. Também pode ser utilizado para pedir permissão.
Significado de permissão: May i smoke here?Tradução: Posso fumar aqui?
Significado de possibilidade: It