Ver os trabalhos
Introdução
Facebook e Twitter são algumas das redes sociais que têm muitos adeptos
As redes sociais são a mania da Internet nos anos 2000. Aliás, na web brasileira, por exemplo, elas são responsáveis por mais de 62% do tráfego de dados atual. Mas se você acredita que Facebook, MySpace ou Orkut foram os primeiros a utilizarem este tipo de tecnologia, está muito enganado. Você sabia que o primeiro site de relacionamentos foi criado em 1995? Não? Acompanhe neste trabalho contando toda a história das redes sociais, que dominaram o mundo.
Anos 90: o pontapé inicial
Considerada a primeira rede social da história, o ClassMates.com nasceu em 1995. Muito utilizado nos Estados Unidos e no Canadá, o site tinha layout bem simples e um objetivo definido: possibilitar reencontros entre amigos que estudaram juntos, seja no colégio ou na faculdade. O serviço era pago, porém conseguiu fazer sucesso e está online até hoje.
Mas quem inaugurou o modelo de rede social como conhecemos atualmente, com perfis,envio de mensagens privadas e publicações em “murais”, além da adição de contatos, foi o Six Degrees. Criado em 1997 e público até 2001, o site foi reaberto recentemente – apenas para quem já possuía contas antigamente. O nome do site se refere ao sistema de classificação de seus amigos, em seis graus diferentes (Six Degrees, em inglês).
2002: Friendster revoluciona
Com o conceito estabelecido, diversas outras páginas tentaram se aproveitar da ideia para obterem destaque no mercado. Mas nenhuma delas o fez como o Friendster. Com três milhões de usuários cadastrados, o site surgiu em 2002 e foi criado por Jonathan Abrams, na Califórnia. Na época, muitas publicações importantes fizeram matérias sobre a página, que era baseada na técnica do “círculo de amigos”.
A rede social alcançou um sucesso estrondoso no exterior, o que gerou uma proposta de compra de US$ 30 milhões (R$ 60 milhões) do Google+ –